Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 3/11

Velejadores mostram desafio no mar para ajudar criança baiana


Tribuna da Bahia, Salvador
03/11/2017 11:53 | Atualizado há 18 dias, 12 horas e 46 minutos

   
Foto: Reprodução

A preparação para a saída da corrida transatlântica de barcos “Transat Jacques-Vabre” de Le Havre para Salvador, deixa a costa da Normandia, na França, em clima de pura agitação e festa estes dias. Os barcos, com dois marinheiros cada, zarpam no domingo, dia cinco, mas o nível da aventura na travessia já pode ser sentido por todos com uma superprodução meio teatral no local. Ontem foi comovente a simulação de perigos e desafios que os marinheiros ricos e mecenas, Pierre Lacaze e Yoann Richomme fizeram em cima do barco “Vivo a Beira”.

Os dois são podres de ricos e aprenderam a navegar em Iates. Pierre é francês da Bretanha, e Yoann britânico. O que comove o mundo, como Boa Terra já noticiou com exclusividade, é que eles usam a aventura inter continental para recolher donativos que serão doados a crianças de Salvador e do Rio de Janeiro. Mas além da dupla, toda a estrutura da “Transat Jacques-Vabre” se movimenta para motivar a população européia sobre o evento.

Nesta sexta feira oito barcos ficam à disposição do publico em Havre para simulação da viagem. Com o requinte de ter um instrutor de um clube de vela de Havre de plantão para orientar e explicar os desafios. Em linguagem técnica, demonstram, por exemplo, a força das correntes na chamada ”l’échelle de Beaufor”. Citam detalhes de ventanias com trechos do Zéphyr, o vento que vem do oeste, e dos icônicos desafios do Cap Horn, onde sopram a mais de duzentos quilômetros por hora.

Baianos cheios de estilo agitam confraria fitness em Noronha 

Quem está na liderança de uma turma enorme de gente chique participando de um dos rebuliços mais chiques da temporada é o casal cool hunter, formado pelo modelo Erasmo Viana e a blogger Gabriela Pugliesi. Os dois jovens são baianos e estão agora em Fernando de Noronha, o paraíso de águas transparentes e pousadas caras. A pauta do encontro é a Mahamudra.

Erasmo que fez sucesso na elite fashion do Brasil, antes de se apresentar em desfiles de Salvador, onde nasceu, é um dos criadores da confraria fitness “Mahamudra Brasil”. Um exercito de gente bonita que cuida do corpo sem padrões ortodoxos. Usam postura que desmistificam a rigidez e dogmas da musculação. 

Maritaca sai na foto com it girl e muda até estilo de Caraíva  

A praia de Caraíva, paraíso perdido no sul da Bahia que se orgulha de ser uma das primeiras povoações do Brasil, perdeu foi o sossego. Foi por causa de uma maritaca que posou nas redes sociais ao lado da linda Sasha Meneghel Szafir. O lugar, cheio de pousadas butiques, após a foto ficou tão famoso que tem até programação de réveillon de três dias. Ainda bem que quem canta é a diva toda cool Mariana Aydar.

Tudo começou quando Sasha, a it girl de dezoito anos, que é filha da apresentadora de televisão Xuxa Meneghel e do ator magnata Luciano Lebelson Szafir, tirou férias do curso de moda na “The New School Parsons” de Nova York e veio circular pela Bahia, em Janeiro. Colocou uma foto segurando uma maritaca nas redes sócias e num piscar de olhos foram 86 mil mensagens. “Olha ela com o papagaio” repetiam as seguidoras. Tudo aconteceu em janeiro, Caraíva virou sensação e ganhou os shows “Mariana Aydar convida Otto”, dia 27 de dezembro, com o pernambucano Otto Ferreira, e “Mariana Aydar Convida Zeca Baleiro”, dia 29, ambos no “Coco Brasil”, e dia três de janeiro, o “Mariana Aydar convida Roberta Sá”, no “Ouriço” uma casa noturna que fica aberta até 6h da manhã.

Pegada pop e metaleira na festa de Maraú

Por falar em festa de réveillon, vale saber que depois de fazer sucesso na produção da festa de inspiração alemã “São Paulo Oktoberfest”, o empresário Nagib Daiha não se afasta do show business da Bahia. Até amplia a ação com festa de pegada pop e Techno, no balneário Marau. A atração para a virada do ano é Ray Verçosa, um brasileiro que fez fama na fervida ilha de Ibiza, a perdição chique da riviera espanhola. O rapaz é DJ, compositor e produtor musical. 

Festa das baianinhas inspirada na Catrina Mexicana

A supermodelo Adriana Lima nasceu na Bahia, mora em Nova York, mas preferiu fazer festa com pegada mexicana na temporada das bruxas. Ela misturou o agito celta americano do “Halloween” com a pré-colombiana festa de los muertos, do México e vestiu as filhas Valentina Lima Jaric, de sete anos, e Sienna Lima Jaric, de cinco anos, com roupas de Catrinas. 

O destaque da comemoração é o dress code caricato. Festa antiga, mas popular a partir do século XIX, é uma representação do luxo das damas da aristocracia espanhola. O mundo veio abaixo quando a foto da família foi divulgada. Num piscar de olhos foram mais de 380 mil mensagens em inglês, português, alemão, árabe e espanhol. Sienna, que parece ser a mais sapeca, posou com os dedos arqueados, as mãos em posição de garras.


Compartilhe       

 


TRIBUNA VIRTUAL



 

Notícias Relacionadas