Transat Jacques Vabre: Sodebo chega à Salvador

Esta é a maior regata transatlântica do mundo, que volta a ter Salvador como porto de chegada, após dez anos


Tribuna da Bahia, Salvador
13/11/2017 07:36 | Atualizado há 8 dias, 17 horas e 5 minutos

   

A espera foi grande, mas acabou! Sodebo Ultim’ (operado pelos franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias) já está em Salvador. Sodebo é o grande campeão da Transat Jaques Vabre 2017. Esta é a maior regata transatlântica do mundo, que volta a ter Salvador como porto de chegada, após dez anos. A capital baiana já recepcionou o torneio nas edições de 2001, 2003, 2005 e 2007.

A regata

Acontecendo no intervalo de dois em dois anos desde sua primeira edição em 1993, a Transat Jacques Vabre é a maior regata transatlântica disputada atualmente. O torneio usa de um pano de fundo histórico, que é Rota de Comércio do Café, para realizar uma prova de resistência, unindo assim tradição e desafio no contexto de um esporte náutico.

Os barcos – operados por uma dupla de velejadores, cada – saem da cidade de La Havre, na França, com destino à América Latina navegando por um caminho de mais de 8 mil km. Além da capital baiana, outras cidades que já sediaram o evento foram Itajaí (SC), Cartagena, na Colômbia, e Puerto Limón, na Costa Rica.

Nesta edição, todos os 37 barcos com seus 74 velejadores de oito nacionalidades – incluindo um brasileiro – saíram de La Havre no dia 5. São quatro classes com os mais modernos veleiros do mundo: Ultime, Multi50, Imoca, e Class40. Os primeiros barcos devem chegar à Baía de Todos os Santos na manhã desta segunda-feira (13).



Compartilhe       

 


TRIBUNA VIRTUAL



 

Notícias Relacionadas