Coluna Boa Terra (Por Valdemir Santana) - Edição do dia 1º/12

Genial e polêmico, Emanoel Araujo é destaque no fantástico MASP


Tribuna da Bahia, Salvador
01/12/2017 15:13 | Atualizado há 11 dias, 19 horas e 1 minuto

   
Foto: Reprodução

Conhecido por não ter papas na língua, e melhor ainda, por ter um talento enorme e elogiado no Brasil e no exterior, o baiano Emanoel Alves Araujo acaba de ser confirmado como grande estrela na cena artsy de São Paulo. Os trabalhos dele estão anunciados para uma grande exposição, em abril, no “Masp”, o “Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand” que é considerado o maior reduto de arte moderna da América Latina.

Além de Emanoel Araujo, também outro baiano, Rubem Valentim, que morreu em 1991 considerado como o gênio do construtivismo brasileiro, aparece na agenda de 2018 do Masp. Há ainda uma mega exposição sobre o mineiro Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, maior estrela do barroco brasileiro, e a surpresa de uma pauta especial para o americano Jean-Michel Basquiat, o grafiteiro que saiu das ruas de Manhattan para se transformar na grande estrela do neo-expressionismo mundial, antes de morrer em 1988.

Mesmo com outras estrelas internacionais em destaque na programação, a exposição de Emanoel Araujo é um divisor de águas na cena cultural do ano que vai começar. Basta lembrar que o artista baiano ganhador da “Medalha de Ouro” da “Bienal Gráfica de Florença”’, na Itália, vive coberto de gloria em São Paulo. Ele criou e dirige o “Museu Afro Brasil” de São Paulo. É a referencia no intercambio cultural contemporâneo do Brasil com a vanguarda cultural dos países africano. 

Para completar a glória da arte baiana na nova agenda da arte brasileira, vale lembrar que o designer e escultor Ayrson Heráclito, está confirmado como um dos curadores da programação de 2018, do Masp.

Singular tesouro do Natal de Ruy Barbosa

Quem traz uma surpresa singular para a cultura e para a história política da Bahia neste Natal é a pesquisadora carioca Marta de Senna. Ela assumiu o cargo de presidente da “Fundação Casa de Rui Barbosa”, no Rio de Janeiro, há apenas um ano e agora prova, com criatividade e sensibilidade, porque é tão prestigiada pelos funcionários da instituição onde trabalha desde os anos 1990. 

Ou seja, Marta de Senna inaugura dia cinco, domingo, a “Mostra Boas Festas” da casa museu que é dedicada à memória do lendário intelectual baiano Ruy Barbosa de Oliveira. Além de ser candidato a presidente da republica no inicio do século vinte, e sabotado por fraudes, ele teve destaque internacional como jurista, diplomata, escritor, e principalmente como o orador que virou lenda na Holanda, com o apelido de “Aguia de Haia”.

O que tem de singular na “Mostra Boas Festas” é que a instalação reúne cartas, cartões de visita, cartões-postais, santinhos, fotografias e telegramas pertencentes às famílias do baiano famoso, patrono da entidade, e também de outros destaques da política e da cultura brasileira como Américo Jacobina Lacombe, Pandiá Calógeras, Moreira de Sousa e Maurício de Almeida Abreu. Preciosidades que falam de história, de política, e também de estilo.

O curador de moda que define as lentes do society

Sucesso singular no trade da alta moda e artigos de luxo, comemorado com aquele jeito de quem não se espanta que só o Jet set internacional sabe exibir, é o do poderoso empresário Wolfgang Weckerle. Antes de parecer um nome pouco conhecido, melhor lembrar que se trata de Buba Weckerle, marido de Regina Borges Weckerle, criadora da multimarcas “Paradoxus”.

Há pouco mais de um mês, quando Regina Weckerle reinventou o comércio da multimarcas com a badalada loja de Rua na Afonso Celso, que Boa Terra noticiou, Buba ampliou a parceria e estreou como curador do espaço especial de “Atelier de óculos” que funciona dentro da loja. “Optei por escolher para o atelier as marcas internacionais das chamadas Griffes Independentes” revela. Usou a tradição da família para conhecer o quesito qualidade.

Ou seja, ante do ateliê Buba Weckerle dirigiu a icônica rede de lojas “Óticas Ernesto”. Foi criada no centro de Salvador pelo pai dele, Ernst Weckerle, que veio de Sttugart na Alemanha, para criar a empresa familiar na Bahia. “Na época diziam que seria uma loucura, mas ele soube conduzir, e trocava idéias com professores da “Universidade’, relembra. 

Entre os detalhes técnicos das novas coleções que seleciona para a “Paradoxus”, Buba diz que a coleção é toda em lente Zeiss, conta, se referindo a uma marca de fabricação de lentes criada há 160 anos. “Além de observar o lado fashion dos óculos, procuro enfatizar na boa adaptação dos óculos ao rosto do cliente”, ensina.

New face baiana agita disputa das agencias 

Quem reforça a imagem na elite da cena fashion brasileira é a modelo baiana Ana Flavia Santos. Aparece em fotos descontraídas e brincalhonas, mas sem esconder o impacto da noticia, ela acaba de ser anunciada como uma nova estrela da “Mega Moda Brasil’, a maior agencia de modelos do país. As fotos chegaram ontem à tarde às redes sociais e inclui até capa da poderosa revista “Elle”.

Acontece que o troca troca de contratos deve ter abalado os bastidores do bilionário mundo da moda. Ana Flávia que virou sensação dos desfiles este ano foi a primeira jovem negra a vencer o concurso “Super Model of The World”, há pouco mais de um ano. É nada menos do que o cobiçado concurso criado  pela internacional “Ford Model” a grande rival da “Mega Model”

A criativa mandachuva da tevê a cabo

Quem chega esta semana a Salvador, dando sinais claros que o show business local deve se agitar na temporada, é a poderosa Letícia Muhana. Ela é carioca, mas muita gente pensa que seja baiana, inclusive por ter trabalho como editora na “Tribuna", há alguns anos. O que causa rebuliço por onde passa, é o efeito nos meios de comunicação. Já chegou a dirigir dois conglomerados de tevê a cabo, atuando simultaneamente no Brasil e em Portugal. Agora virou um mito pela reinvenção da programação e do estilo do “Viva”, o canal por assinatura que pertence à holding “Grupo Globo” e é programado pela “Globosat”. 


Compartilhe       

 


TRIBUNA VIRTUAL



 

Notícias Relacionadas