Sucessão Rubro-negra: Vitória já teve 5 presidentes em 5 anos

Depois de Alexi Portela, Carlos Falcão, Raimundo Viana, Ivã de Almeida e Agenor Gordilho assumiram a presidência do Vitória


Tribuna da Bahia, Salvador
05/12/2017 13:12 | Atualizado há 7 dias, 21 horas e 3 minutos

   
Foto: Montagtem/Globo Esporte

O artigo 26 do estatuto do Vitória prevê a realização de eleições, e a possibilidade de mudança de gestão, a cada três anos. No entanto, a prática está distante do que determina o regulamento rubro-negro. Nos últimos cinco anos, cinco pessoas diferentes ocuparam a presidência do clube. Dois deles não terminaram o mandato. Em meio à crise por resultados ruins dentro de campo, Carlos Falcão e Ivã de Almeida renunciaram meses após serem eleitos. 

A ciranda na presidência do Vitória foi iniciada com Carlos Falcão. Eleito por aclamação em dezembro de 2013. Mas a experiência não bastou para ter vida longa no clube. A renúncia ocorreu em reunião do Conselho Deliberativo realizada na Toca do Leão, em 23 de março de 2015. Como Falcão tinha mandato até o fim de 2016, foi preciso fazer uma eleição para mandato tampão. Raimundo Viana venceu.

Fora das quatro linhas, Viana frustrou a promessa feita durante a campanha e não reformou o estatuto para que sócios tivessem direito ao voto direto para presidente. No fim de 2016, se licenciou, e deixou a presidência com Manoel Matos. Viana tentou a reeleição, mas fracassou. A chapa "Vitória do Torcedor" foi à vencedora do pleito até o fim de 2019. Mas, com os tropeços em campo, acusado de gestão temerária e pressionado por uma grave crise política, Ivã renunciou e o Vice-presidente, Agenor Gordilho assumiu o comando do Vitória de forma interina.

A eleição para definir o novo presidente do Vitória está marcada para o próximo dia 13. Até o momento, o clube não divulgou o regimento eleitoral que ditará as regras do pleito e, questionada pelo GloboEsporte.com, a assessoria de imprensa afirma apenas que isso será feito "nos próximos dias".


Compartilhe       

 


TRIBUNA VIRTUAL



 

Notícias Relacionadas