Carnaval sem dor: como evitar lesões e curtir ao máximo a festa

Segundo especialistas, o melhor é fazer específicos dias antes do Carnaval; caminhada, corrida ou pedalada são os mais indicados


Tribuna da Bahia, Salvador
04/02/2018 08:37 | Atualizado há 17 dias, 17 horas e 24 minutos

   
Foto: Reprodução

Falta pouco para festa mais esperada do ano. Ir atrás do trio elétrico, desfilar na avenida e curtir um bloco de rua são verdadeiras atividades físicas que requerem um esforço considerável, por muitas horas. Para cair na folia e curtir ao máximo, o educador físico e coordenador técnico da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis, dá dicas sobre como evitar lesões durante o evento. “Faça exercícios específicos dias antes do Carnaval. Os mais indicados são os aeróbicos, como caminhada, corrida ou pedalada, através dos quais é possível desenvolver um melhor condicionamento físico para suportar os dias de muito esforço nos blocos”, conta Guilherme.

Fazer treinos para os membros inferiores também é importante, alerta o especialista! “Já que é a região do corpo que irá suportar uma carga elevada de esforço, precisamos ter uma preocupação extra com ela! Os agachamentos são exercícios imprescindíveis na preparação para a festa”, diz. Outra dica muito simples do coordenador da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis, é quanto aos alongamentos: “faça alongamento.É imprescindível antes da folia para ativar a musculatura. Outra sugestão é alongar o corpo como um todo, durante os intervalos dos blocos de carnaval. Após a diversão, não esqueça também de fazer um alongamento para relaxar, evitar ou atenuar as dores musculares e preparar o corpo para o dia seguinte”, explica.

Guilherme ressalta ainda a necessidade do bom senso na escolha dos calçados para ir à folia. “Buscar um calçado confortável e, se possível, que já tenha sido testado. Um alerta especial para as mulheres: o salto alto pode provocar torções e fraturas de tornozelo, principalmente em terrenos acidentados como os paralelepípedos e desnivelamento de ruas”, conclui.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas