Aeroporto: 3 mil turistas desembarcam em apenas 4 horas

Mais de 200 mil estão sendo esperadas nas próximas 72 horas


Tribuna da Bahia, Salvador
08/02/2018 11:49 | Atualizado há 17 dias, 18 horas e 39 minutos

   
Foto: Romildo de Jesus

Por Yuri Abreu 

Mal colocam os pés aqui, eles já entram no clima da festa. De chapéus, camisas, entre outros adereços, os turistas que vêm passar o Carnaval de Salvador parecem prontos para, simplesmente, sair do local de desembarque e aproveitar a folia. Somente no aeroporto, na manhã de ontem, mais de três mil pessoas chegaram à capital baiana, vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo.

De acordo com a Vinci Airports, empresa que administra o aeroporto de Salvador, a expectativa é a de que cerca de 90 mil pessoas desembarquem na cidade até a quarta-feira de Cinzas,14. Ao todo, serão 600 voos que deverão chegar aqui, sendo 150 extras. 

Dentre os destinos nacionais que devem trazer um maior número de turistas estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. De fora do país, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Santiago (Chile), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Bogotá (Colômbia) são as cidades que tem o maior número de voos aguardados na capital baiana.

Animação é que não falta na agenda de advogada Paula Matos. Ela, junto com mais três amigas, veio de São Paulo para aproveitar os dias de folia na capital baiana. “Vamos ficar na casa de uma conhecida nossa, perto do circuito. A nossa expectativa é sempre a melhor possível, por que gostamos muito do Carnaval de Salvador e pretendemos aproveitar todos os dias, principalmente nos camarotes”, disse.

Rodoviária

Outro ponto pelo qual os baianos do interior e turistas de diversas cidades pelo país devem chegar a Salvador é através da Estação Rodoviária. Na manhã de ontem, o movimento foi tranquilo, com ônibus chegando de locais como Serrinha, João Pessoa/PB e Teresina/PI. “O Carnaval daqui é animado, muita gente nas ruas se divertindo. Espero pode acompanhar o máximo de atrações possível nos dias em que eu estiver por aqui, principalmente Bell Marques”, contou o engenheiro agrônomo, Bruno Chaves.

De acordo com a Agerba, agência que regula o transporte de passageiros no estado da Bahia, mais de 110 mil pessoas devem chegar a Salvador para curtir o Carnaval, a maioria entre hoje e sábado. Por outro lado, também segundo o órgão, aproximadamente 109 mil pessoas devem deixar a cidade através do Terminal Rodoviário, até o próximo dia 13, terça-feira de Carnaval.

Para esse público, as concessionárias vão disponibilizar cerca de 360 horários extras, além dos 540 horários já ofertados diariamente. Entre os destinos mais procurados estão as praias do Litoral Norte, cidades do Litoral Sul (a exemplo Itacaré e Porto Seguro), Chapada Diamantina, Barreiras, Vitória da Conquista, e municípios do Recôncavo Baiano e Região Metropolitana. A recomendação é a de que os passageiros cheguem com uma antecedência mínima de 20 minutos, para evitar transtornos.

Receptivo no Aeroporto e no Porto

O turista que chegar à Bahia pelo Porto e Aeroporto de Salvador, durante o Carnaval, será recebido com música e dança, além de entrar na cidade já com a cara de baiano. No receptivo especial preparado pela Bahiatursa, estão previstas distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim, apresentações musicais, oficina de turbantes e pintura tribal. A programação será aberta hoje, com as boas-vindas aos que chegam para a folia, e encerrada no dia 18, quando termina a Operação Até Breve.

O receptivo acontece na área interna do Portão de Desembarque Nacional do Aeroporto Internacional de Salvador e vai até o dia 10 de fevereiro. As baianas tipicamente trajadas estarão a postos com as fitinhas do Bonfim das 9 às 15 horas. A pintura tribal acontece das 10 às 12 horas e a oficina de turbantes, das 13 às 14h30, quando também um grupo de samba de roda vai animar os turistas.

Nos dias 12 e 13, o receptivo acontece no Porto de Salvador, coroando a ação iniciada no último dia 15 de novembro com a abertura da temporada de cruzeiros marítimos, que vai até o mês de abril. Durante o Carnaval, está prevista a chegada de três transatlânticos com capacidade total para cerca de R$ 7,5 mil passageiros, que permanecem algumas horas na capital baiana e se dirigem a Ilhéus.

Também na hora de se despedirem de Salvador, o turistas terão um evento específico onde serão convidados para voltar ao estado, mas no São João. Trata-se do “Até Breve”, que acontece entre os dias 14 e 18 de fevereiro, das 9 às 15 horas, com as baianas convidando os turistas. Um trio de forró e um casal de dançarinos também vão fazer uma prévia da alegria das festas juninas, das 11 às 13 horas, na área externa do portão de desembarque nacional do aeroporto.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas