Valdemir Santana - Edição do dia 14/6

Arerê de Gil em Moscou assusta projeto do Brasil para elite da Copa


Tribuna da Bahia, Salvador
14/06/2018 08:39 | Atualizado há 10 dias, 16 horas e 12 minutos

   
Foto: Reprodução

A detenção em Moscou de dois músicos da equipe do baiano Gilberto Gil, durante seis horas, na madrugada de ontem, terminou em brindes e brincadeiras na Internet. Mas enquanto durou, sob alegação de documentos irregulares, tirou do sério uma equipe enorme da produção que prepara a participação do Brasil na elite da “Copa do Mundo de Futebol” a partir de hoje. Os músicos Thiago Braga (detalhe) e Magno Britto (foto maior) viajaram escalados para a apresentação de Gilberto Gil na “Casa Brasil”, a festa chique marcada para esta tarde, no “Summer Garden Moscow”.

Pense num espaço de luxo e se multiplique isto pela enorme opulência da antiga capital dos czares. Moscou é podre de chique. As estações de metrôs deixam para trás qualquer sala de arte que se imagine num museu abaixo da linha do equador. Afinal é a cidade que chegou a esta década com o maior numero de bilionários do mundo. Pois bem, o “Jardim de Verão de Moscou” é tudo o que se possa imaginar em requinte e estilo. Na antiga cervejaria dos bilionários, cantam hoje Gilberto Gil, com seus músicos, iniciando a agenda chique da cultura brasileira na copa de futebol.

Mas o detalhe que chama a atenção também é que os dois músicos são a ala de vanguarda do grão ducado musical de Gilberto Gil. O baixista Magno Britto é parceiro de José Gil Moreira, na “Sinara” a banda que inclui também Francisco Gil, neto do artista baiano. Thiago Braga, o outro artista que foi detido, é técnico de som e uma espécie de guru de todo os músicos da equipe. 

E vale destacar ainda que a prisão pode ter assustado muito mais, Moscou com copa e tudo é apenas uma passagem para Gilberto Gil e sua turma de artistas. Dia 25, toda a equipe começa a turnê européia do show “Refavela", com apresentação no icônico “Barbican Center” de Londres.

O baiano Isaac Silva é referencia fashion na Europa 

Quem está na elite da revolução fashion da Europa é o estilista baiano Isaac Silva. Ele estudou design e gestão de moda em Salvador, mas se mudou para São Paulo onde brilha como referencia de vanguarda, com agenda cativa na influente “Casa dos Criadores’. A partir desta semana Isaac se consolida no cenário internacional com direito a reportagem especial e chamada de capa na revista “La Moda em Las Calles”.

É uma das publicações mais instigantes da mídia européia e comemora trinta anos de circulação, com sede em Madri com a edição que traz na capa a modelo africana Adji N-gone, linda e cheia de estilo. O destaque para o brasileiro Isaac Silva, que já assinou roupas para turnê internacional de Elsa Soares, fica por conta da admiração que o novo editor de estilo da revista, Kley Kafe, tem pelo trabalho do baiano. E olha que Kafe é respeitado profissionalmente em países como a Grécia, Reino Unido e Estados Unidos, onde já atuou.

Dakar Fashion Week celebra a moda negra 

Por falar em destaque para a cultura negra no cenário fashion internacional vale a expectativa pelo trabalho que a nigeriana Adama Paris apresenta a partir de quarta feira, dia 20, com os desfiles do “Dakar Fashion Week. A produtora, que tem fortes ligações com a cultura baiana e que esteve em Salvador em 2007, fazendo contatos com artistas como a designer Goia Lopes, é a maior autoridade em moda negra no mundo.

O “Dakar Fashion Week” acontece no “Pullman Dakar Teranga”, o hotel cinco estrelas que já pertenceu à rede “Sofitel”e é considerado um dos mais exclusivos da África. Além da semana de Dakar, Adama paris já produziu eventos de moda negra também na França, Inglaterra e no Brasil.

Muito além das baladas rápidas, o Jet sete festeja namoro

A comemoração do Dia dos Namorados em Salvador este ano deixou em baixa o conceito de apenas agitar os namoricos com baladas fervidas e burburinho sem limites, para esbanjar charme em locais adorados pelo Jet set de plantão. A arquiteta e designer Celeste Valverde Leão, esqueceu o tempo na noite do restaurante “Veleiro’, do exclusivo “Yacht Clube da Bahia", ao lado do comentarista esportivo e escritor Ruy Moura Botelho. 

Clima de romance também para os socialites que receberam convite da promoter Licia Fabio para o jantar romântico no singular salão de festas em estilo neo-gótico do “Cerimonial Rainha Leonor’, na região central da cidade. O casal de empresários Francisco Amaral e graça Valadares estavam lá, seguindo o padrão dos roteiros internacionais a que estão acostumados.

Festa para Bossa Nova com Carlos Prazeres e Alceu Valença

Quem mudou o cenário musical da Capital Federal esta semana foi a dupla formada pelo maestro carioca Carlos Prazeres, que é regente da “Orquestra Sinfônica da Bahia”, em Salvador, e o cantor Alceu Valença, uns dos maiores nomes da musica contemporânea de Pernambuco. Os dois se apresentaram terça feira na primeira edição do “Prudencial Concert” no “Teatro Unip”, em comemoração aos sessenta anos da Bossa Nova.

Vale dizer que Prazeres regeu a Sinfônica de Brasília. Quanto a Valença, que tem mais dois shows este mês no Brasil, já prepara as malas para a turnê européia do show “Grande Encontro 20 anos” que começa em Lisboa, dia 12. No palco também a cantora Elma Ramalho e José Ramalho.

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas