Trbn
19:06 | Bahia, Brasil
Sábado, 5 de Abril de 2025
Logo image
Municípios

Moradores denunciam lixão na ilha de Boipeba

Acúmulo de sujeira fica numa Área de Proteção Ambiental (APA); prefeitura admite problema


Tribuna da Bahia, Salvador
05/04/2024 11:00
365 dias, 8 horas e 6 minutos
Foto: Reprodução

Por Livia Veiga

Imagens gravadas por moradores da Ilha de Boipeba, município de Cairu, que circularam nos últimos dias nas redes sociais, revelam o acúmulo de lixo em uma suposta Área de Proteção Ambiental (APA), na Ilha de Boipeba. Como explica um comerciante que preferiu não se identificar, o lixão a céu aberto fica no meio da ilha, a uns 40 minutos de caminhada do centro e não é conhecido pelos turistas.

Porém, segundo o morador, a situação é bem complicada, agravada pelo fato de que a maré tem trazido muito plástico para as praias e por não haver limpeza. Nas imagens, materiais como plástico, alumínio, papelão e vidro estão em meio aos demais resíduos.

Jeslayne Ferreira, responsável pelo projeto RP Recicla, conta que a questão do lixo em Boipeba é muito complexa, pois o lixão sempre existiu. “Durante uns 10 anos um grupo de pessoas se reunia de forma voluntária para tirar o lixo da ilha, lixo de pessoas que fazia a reciclagem. Porém como temos uma logística muito complexa, sempre foi algo muito difícil de se fazer aqui na ilha, já que o suporte era mínimo”, explica.

Mesmo com dificuldade, junto à sua família, ela iniciou um projeto de reciclagem de plástico. “Durante um ano, nós trabalhamos sem muito suporte e conseguimos tirar 50 mil toneladas de plástico da ilha”, conta. Em razão de dificuldades com logística de transporte e mão de obra, o trabalho foi suspenso por seis meses, até que moradores e empresários se juntaram para ajudar.

“Eles pagam um valor mensal e assim a gente consegue fazer o mínimo possível para diminuir o impacto do plástico na ilha”, completa. Segundo ela, o apoio da prefeitura se resumia a 100 litros de óleo para o barco. Atualmente, o material recolhido pela RP Recicla é enviado para Vitória da Conquista, para uma recicladora.

A prefeitura admite que o lixão é um problema histórico, mas que já está em adiantado estado de extinção nas ilhas de Tinharé e de Cairu. Sobre Boipeba, a gestão municipal informa que as tratativas para iniciar a operação de transbordo dos resíduos sólidos para aterro licenciado estão em andamento. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fale com a Tribuna
(71) 3322-2091
tribuna@trbn.com.br


PUBLICAÇÕES E ANÚNCIOS
(71) 3321-2161 | 3322-6377
tribuna.publicidade@terra.com.br

 

@ Copyright 2025 Jornal Tribuna da Bahia
R Djalma Dutra 121 - Sete Portas | CEP: 40000-001 - Salvador, BA
2.1.11