Quem divulgou ontem seu programa de governo foi o candidato do DEM a governador, José Ronaldo, que aproveitou para criticar a política de desenvolvimento econômico do governo do Estado. O programa do democrata aponta como diretrizes a retomada do desenvolvimento da Bahia e a recuperação "emergencial" de setores como o de segurança, de saúde e da educação. “Divulgamos nosso programa no momento em que se anuncia que mais uma fábrica de grande porte (Heineken) estará deixando a Bahia nos próximos meses. O símbolo do governo petista é um carro vermelho da JAC Motors enterrado na fábrica de Camaçari. A fábrica nunca chegou a ser implantada devido à incompetência do governo petista. Assim como a JAC Motors, outras empresas estão deixando a Bahia", disse Ronaldo.
Defesa
O governador Rui Costa fez questão de deixar ontem o Estado e dar uma pausa na campanha para viajar a Brasília, onde acompanhou o registro da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No local, Rui tirou fotos com militantes e toda a chapa - Jaques Wagner, João Leão e Angelo Coronel - e defendeu a candidatura do aliado petista.
Pragmático
O ex-governador Jaques Wagner foi mais pragmático, em pleno evento realizado por petistas para marcar o registro da candidatura de Lula. Referindo-se ao vice, cujo nome também foi registrado ontem, Fernando Haddad, disse que estava ali o nome que pode substituir o do ex-presidente, caso a Justiça indefira seu direito de concorrer, o que é o mais provável de acontecer.
Aliança
O envolvimento de gente ligada ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) com o candidato José Ronaldo (DEM) é cada vez mais intenso. Ontem, foi a vez do ex-candidato a deputado Zé Chico, figura muito ligada ao ex-prefeito em Feira de Santana, fechar com Dayane Pimentel, presidente do PSL na Bahia, o engajamento na campanha do presidenciável no Estado.
Defesa
Candidato ao Senado pelo PSD, o deputado estadual Angelo Coronel defendeu ontem a candidatura do ex-presidente Lula, ao acompanhar o governador Rui Costa em Brasília, para registro da candidatura do petista à presidência da República. “Desde a pré-campanha ao Senado, tenho incluído a defesa do ex-presidente Lula em meus pronunciamentos. O governo de Temer é golpista, o processo criminal contra o ex-presidente é eivado de absurdos erros jurídicos. Por isso, além de defender ‘Lula livre’, defendo ‘Lula Presidente’", disse Coronel.
O consenso
Um acordo assinado em Brasília, entre o governo do Estado, a prefeitura de Paulo Afonso e três entidades do governo federal, viabilizou o investimento de R$45 milhões na reforma e ampliação do Hospital Nair Alves de Souza, que ganhará 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), novo centro cirúrgico e emergência. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a unidade que é referência para 800 mil habitantes e abrange os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, encontra-se em processo de federalização e transformação em hospital universitário. Atualmente ainda é mantido Chesf, mas desde 2015 foi transferida a titularidade para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Leia a Coluna completa na edição impressa do jornal ou na Tribuna Virtual (clicando na capa do jornal que está na home do site).
Cidades | Economia | Educação | Entretenimento | Esporte | Exclusivo TRBN | Mais TRBN | Mundo | Política | Saúde | Publicidade legal